- 09
- Mar

Ar-condicionado sujo!
Manter o ar-condicionado limpo, além de evitar a transmissão de doenças, pode também fazer bem para o bolso.
Seja em casa, na empresa, no comércio ou na escola, o ar-condicionado precisa ser limpo e higienizado com frequência, caso contrário, pode ser tornar um vilão tanto para a saúde quanto para o bolso. Quem sente o clima fresquinho em dias de calorão nem imagina como anda a qualidade do ar que está respirando e nem a real situação do aparelho por dentro.
Na saúde, os efeitos do ar-condicionado sujo são devastadores. A falta de limpeza e higienização propicia o acúmulo de fungos, vírus e bactérias no interior do aparelho, e ao respirar esse ar contaminado a pessoa está sujeita a uma série de doenças como gripes, resfriados e até infecções respiratórias, como a pneumonia.
Os infectologistas alertam ainda sobre os riscos das alergias, como rinite e sinusite, além de crises de asma e bronquite. Não é demais lembrar que o ar condicionado limpo evita também a disseminação do novo coronavírus, causador da Covid-19.
Além de fazer mal à saúde, o ar-condicionado sujo também tem impacto no bolso do consumidor. Sem a limpeza e a higienização frequentes, o motor é obrigado a fazer mais força para refrigerar o ambiente interno, o que provoca o aumento no consumo de energia elétrica em até 40%. Ou seja, ar condicionado limpo é sinônimo de economia na conta de luz.